O projeto
Pioneira na formação de profissionais para a Educação em Diabetes, a Santa Casa BH, desde julho de 2016, oferece atividades no Centro de Referência Diabetes nas Escolas (CRDE) – que integra o Centro de Diabetes da instituição.
Em funcionamento no Centro de Especialidades Médicas da Santa Casa BH (rua Domingos Vieira, 416 – Santa Efigênia), o Centro de Referência Diabetes nas Escolas (CRDE) tem como objetivos:
- Capacitar os profissionais das escolas de ensino médio e fundamental e de creches sobre os cuidados necessários com o aluno com diabetes a fim de que os pais e alunos tenham segurança em relação ao tratamento durante o período escolar;
- Contar com os profissionais das escolas como membros da equipe de tratamento do diabetes;
- Desmistificar a doença, dando o apoio necessário para que o bulling não ocorra com estes estudantes nas escolas;
- Orientar todos os alunos e seus pais sobre a importância da prevenção do diabetes e obesidade;
- Alertar profissionais de saúde e da educação em relação às dificuldades do aluno com diabetes nas escolas, dando opções para a capacitação adequada.
Os atendimentos do Centro de Referência Diabetes nas Escolas são prestados por equipe interdisciplinar composta por profissionais do Mestrado da Faculdade Santa Casa BH e da Clínica de Endocrinologia da Santa Casa BH.
O projeto partiu do resultado de pesquisa que apontou que as escolas municipais de Belo Horizonte não estão preparadas para acompanhar crianças com diabetes tipo 1, sendo necessário o desenvolvimento de ações educativas para garantir a segurança durante a idade escolar, além de avaliação da situação escolar no País, onde não existem normas estabelecidas para esta realidade. A equipe escolar – professores, funcionários e dirigentes – precisam estar capacitados para receber o aluno com diabetes em sala de aula. É necessário o conhecimento sobre a doença, hiperglicemia, hipoglicemia e monitoramento das glicemias e, principalmente, as formas de auxiliar as crianças em possíveis situações de emergências.
O CRDE funciona como referência em diabetes e prevenção para as escolas e pais, sendo importante também para o desenvolvimento de pesquisas na área, desmistificando o diabetes, orientando alunos e seus pais sobre a importância da prevenção do diabetes e obesidade, além de alertar os profissionais de saúde e da educação em relação às dificuldades do aluno com diabetes nas escolas, dando opções para a capacitação adequada.
O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD-MG), Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM-MG), Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (SMEXE) e pela Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina Esportiva (LAOME).
As escolas interessadas em participar podem fazer a solicitação no link: https://forms.gle/B254pS3UDTKNF2jV9
Para acesso às etapas do treinamento, clique AQUI.